70% dos professores acham benéfico incluir criança com deficiência em classe regular

10 sugestões para falar sobre deficiência e inclusão com as crianças
13 de May de 2022
Comissão aprova prioridade para matrículas de crianças com deficiência em escolas públicas
20 de May de 2022
Mostrar tudo

70% dos professores acham benéfico incluir criança com deficiência em classe regular

Pesquisa Datafolha ouviu cerca de mil professores da rede pública de todas as regiões do país

Havolene Valinhos | SÃO PAULO

Pesquisa Datafolha, realizada a pedido da Fundação Lemann com colaboração do Instituto Rodrigo Mendes, mostra que 70% dos quase mil professores entrevistados acreditam que a escolarização de crianças com deficiência feita em conjunto com alunos de classes regulares proporciona benefícios educacionais a todos.

O levantamento foi realizado entre os dias 9 de novembro e 1º de dezembro do ano passado, por meio de entrevistas por telefone, e ouviu 967 docentes de ensino fundamental e ensino médio de redes públicas de todas as regiões do país.

De acordo com a pesquisa, 95% dos entrevistados disseram que conhecem os direitos dos estudantes com deficiência de ter acesso a escolas comuns e compartilhar seus espaços com os demais.

“O fato de a maioria dos professores acreditar no sistema de ensino inclusivo é fundamental porque é esse profissional que tem contato direto com o estudante, com a família dele no dia a dia, está na linha de frente e investirá na aprendizagem eficaz de todos os alunos de sua sala”, diz Luiza Corrêa, coordenadora de Advocacy do Instituto Rodrigo Mendes. Segundo Corrêa, isso não retira a obrigação das redes de ensino de investirem em formação continuada, metodologia e capacitação para esses docentes.

 Leia a matéria completa em folha.uol.com.br
ONG Sorriso Novo
ONG Sorriso Novo
Olá! A ONG Sorriso Novo é uma organização sem fins lucrativos e nasceu do sonho de seus fundadores em difundir ações solidárias nas mais diversas áreas, tais como: saúde, artes em geral, infância e adolescência, esporte, congressos e palestras, educação de pessoas carentes, idosos, população de rua, comunidades carentes. Desde 2001 temos atuado no Complexo da Maré promovendo diversas contribuições às famílias da comunidade. Com pouco mais de 10 crianças deficientes apadrinhadas, atualmente buscamos firmar projetos e parcerias a fim de aumentar o nosso alcance e ser capaz de oferecer maior assistência a população carente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *