Como o design e a arquitetura promovem a inclusão de pessoas com deficiência

Dia internacional da luta das pessoas com deficiência
7 de December de 2022
Onde estão as crianças com deficiência?
14 de December de 2022
Mostrar tudo

Como o design e a arquitetura promovem a inclusão de pessoas com deficiência

Por Ana Sachs para revistacasaejardim.globo.com

Mesa adaptada para acomodar uma cadeira de rodas da coleção da Pottery Barns Pottery Barns / Divulgação

Das calçadas esburacadas e sem rampas de acesso aos lugares cheios de desníveis e sem sinalização em braile. O mundo parece um lugar complicado para cegos, surdos, cadeirantes ou para quem precisa andar com algum tipo de apoio, como muletas e bengalas. Se na rua tudo é meio perigoso e difícil para as pessoas com deficiência física, em casa, a arquitetura e o design podem tornar os ambientes menos hostis.

Viver com autonomia é importante para o bem-estar e autoestima das pessoas portadoras de necessidades especiais. Ninguém quer depender de outro indivíduo para realizar tarefas simples, como escovar os dentes, simplesmente por não alcançar a pia. Esse é um público com necessidades específicas – e também dificuldades e limitações diferentes.

Na Pottery Barns, a tradicional cama hospitalar ganhou versões mais modernas — Foto: Pottery Barns / Divulgação

“O mobiliário ideal é aquele com apoios adequados, que permite fazer a transferência do cadeirante para ele e vice-versa. São também mesas e bancadas em que a pessoa consiga se aproximar com a cadeira de rodas, que as pernas não batam nos móveis e com alturas condizentes para que ela consiga desempenhar suas atividades”, explica o engenheiro Norton Mello, especialista em Healthcare Management e diretor da BIOENG Projetos.

Gigantes do varejo já notaram esse nicho ainda pouco explorado, mas com muito potencial. Há no mercado uma imensa escassez de peças para a casa que atendam às pessoas com deficiência. É como querer comprar uma cadeira de adulto para um quarto de criança pequena: simplesmente não funcionará.

Leia a matéria completa em revistacasaejardim.globo.com

ONG Sorriso Novo
ONG Sorriso Novo
Olá! A ONG Sorriso Novo é uma organização sem fins lucrativos e nasceu do sonho de seus fundadores em difundir ações solidárias nas mais diversas áreas, tais como: saúde, artes em geral, infância e adolescência, esporte, congressos e palestras, educação de pessoas carentes, idosos, população de rua, comunidades carentes. Desde 2001 temos atuado no Complexo da Maré promovendo diversas contribuições às famílias da comunidade. Com pouco mais de 10 crianças deficientes apadrinhadas, atualmente buscamos firmar projetos e parcerias a fim de aumentar o nosso alcance e ser capaz de oferecer maior assistência a população carente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *