Crianças com deficiência: quais são as suas maiores necessidades?

Projeto Sorriso Especial – Cauã Mendes
19 de July de 2019
Educação inclusiva: sem pluralidade na escola, não há paz
26 de July de 2019
Mostrar tudo

Crianças com deficiência: quais são as suas maiores necessidades?

www.educamundo.com.br

O que o cuidador de crianças com deficiência deve dominar para atender as necessidades especiais desse público? Leia o artigo abaixo e saiba mais sobre a função.

As crianças com deficiência ou altas habilidades demandam atenção especial de pais e cuidadores escolares.

Com direitos garantidos à inclusão na educação infantil e educação regular básica, um novo horizonte se abriu a esse público.

Esse novo cenário deixou para trás o pensamento de que, apesar das dificuldades, essas crianças e jovens não podem ter uma vida escolar normal, dentro de suas especificidades, é claro.

Na verdade, a garantia dos direitos de crianças especiais foi muito além: extinguiu a ideia ultrapassada de que elas deviam ser separadas e escondidas da sociedade.

Em uma nova contextualização, elas têm atendidas não somente suas necessidades emocionais, como também suas necessidades especiais de aprendizagem.

Assim, os educadores também tiveram novos desafios, mas eles contam com os cuidadores escolares, ou os professores de apoio, garantidos por lei em classes que atendem crianças com deficiência ou superdotação.

Os direitos de crianças especiais e o novo contexto escolar

Abordamos bastante o contexto escolar, pois é ele que concentra os maiores desafios, tanto em infraestrutura quanto em materiais e profissionais.

A inclusão escolar é um grande feito, mas ainda não tem o suporte necessário e ideal para atender o público com deficiência ou superdotação. Ora falta o cuidador escolar, ora falta acessibilidade.

A mobilidade é uma de suas maiores necessidades. Além dessa, podemos citar alimentação, higiene, interação e conforto. O responsável por garantir parte disso é o cuidador, por isso a necessidade de que ele tenha uma boa formação nessa área.

Recursos como cursos online podem ajudá-lo. Importante salientar que, apesar de haver uma função de cuidador escolar, é ótimo que todos na escola tenham em sua formação um curso que as prepare para lidar com esse público no dia a dia.

A inclusão na educação infantil exige um novo perfil de educador

Tanto a inclusão na educação especial quanto na regular se abriu espaço para um novo perfil de educador. Por isso, é essencial que quem atua na área de educação adicione a capacitação em cuidador de crianças com deficiência e altas habilidades em suas competências.

A necessidade de saber lidar com esses pequenos especiais é urgente. Por isso, qualificar-se é tão importante e tem caráter imediato.

Além das necessidades emocionais: as necessidades educacionais especiais

Sabe por que é difícil atender as necessidades de crianças e jovens com deficiência e altas habilidades? Porque falta de formação teórica e prática quanto à educação especial, para professores assistentes ou cuidadores.

O cuidado com essas crianças vai além de suas necessidades emocionais. O cuidador pode auxiliar também na elaboração de materiais, pode ter boas ideias para a preparação de aulas etc.  Mas, para isso, precisa conhecer os vários tipos de deficiência ou de superdotação.

A criança autista é diferente da com paralisia. A criança que é deficiente física exige um tipo de cuidado diferente da que tem síndrome de Down. TDAH e dislexia têm diferentes diagnósticos, portanto, precisam de atenções diferentes e assim por diante.

Para aproximar esse público de seu objetivo, o Educamundo criou o Curso Online Cuidador da Criança com Deficiência.

ONG Sorriso Novo
ONG Sorriso Novo
Olá! A ONG Sorriso Novo é uma organização sem fins lucrativos e nasceu do sonho de seus fundadores em difundir ações solidárias nas mais diversas áreas, tais como: saúde, artes em geral, infância e adolescência, esporte, congressos e palestras, educação de pessoas carentes, idosos, população de rua, comunidades carentes. Desde 2001 temos atuado no Complexo da Maré promovendo diversas contribuições às famílias da comunidade. Com pouco mais de 10 crianças deficientes apadrinhadas, atualmente buscamos firmar projetos e parcerias a fim de aumentar o nosso alcance e ser capaz de oferecer maior assistência a população carente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *