Filho especial: 6 atitudes que todos pais deveriam ter

Disfunção Neuromotora: A importância do ficar em pé
3 de June de 2016
Direito à educação especial
10 de June de 2016
Mostrar tudo

Filho especial: 6 atitudes que todos pais deveriam ter

Ter um filho especial deixa os pais abalados e assustados. Um grande sentimento de culpa toma conta dos pais, principalmente da mãe.

filho especial

Sentimentos de tristeza, raiva, medo e de ansiedade em relação a criança normalmente costumam acontecer. Afinal ser pai e mãe já é uma empreitada exaustiva, mas ser pais de um filho especial leva as coisas a outro nível.

Muitas são as preocupações assim que se descobre que o filho tem algum tipo de deficiência. Dúvidas como por exemplo: “Como será a vida dessa criança “sendo diferente” em um mundo que normalmente é tão duro em relação às diferenças?”, “Como será minha vida e de minha família daqui pra frente?”, “Como ficarão as finanças”… Essas e inúmeras outras questões surgem nos pensamentos dos pais. A carga emocional é muito grande, até mesmo porque os pais geralmente tem mania de decidir o que os filhos serão quando crescerem.

Toda essa desestruturação inicial será mais ou menos intensa de acordo com o estágio de desenvolvimento que a família estiver na ocasião. Toda essa situação vivenciada exigirá mudanças de papéis e buscas de estratégias para enfrentar esse desafio. Vejam algumas atitudes que são fundamentais durante esse processo:

Amor, muito amor!
Quem não gosta de carinho, não é mesmo? Demonstrações de amor é tudo que uma criança precisa. É fundamental!

Paciência e Perseverança
Respeitar o tempo da criança, pois toda criança tem um ritmo único no processo de evolução. Aos poucos ela irá aprendendo dentro da suas possibilidades. Mas procurem prepará-la para a autonomia, para alcançar seu máximo possível.

Transformar o cenário em algo positivo
Não se trata de ignorar a realidade dos fatos, nem tão pouco afirmar que aquilo não aconteceu, mas não permitam que pensamentos negativos atrapalhem os objetivos que vocês têm para melhorar a vida dessa criança.

Estímulo, muito estímulo!
Toda realização de um filho especial tem que ser encarada como uma grande vitória. Todo estímulo e incentivo são muito bem-vindos. A autoestima da criança irá melhorar muito quando vocês derem muita força para cada pequena atividade que ela realizar.

Ler e aprofundar muito no assunto
Busquem mais conhecimentos sobre a deficiência do seu filho. Hoje temos a internet, que é uma verdadeira biblioteca mundial. Pesquisem sobre o assunto, procurem se informar mais sobre como vocês podem ajudá-la a se desenvolver cada vez mais. Aqui no blog há muitas informações sobre crianças com deficiência.

Contato com outros pais
Procurem entrar em contato com outros pais que também têm filhos com o mesmo tipo de deficiência do seu filho. Todo mundo sairá ganhando com isso, pois será uma grande troca de experiências. Há vários grupos no Facebook. Pesquise!

Enfim, com o tempo você descobrirá que ter um filho especial é uma benção. Quando seu filho superar as dificuldades e os obstáculos vocês saberão o verdadeiro significado da palavra vitória e alegria.

Vera Garcia (Criadora do Blog Deficiente Ciente)

ONG Sorriso Novo
ONG Sorriso Novo
Olá! A ONG Sorriso Novo é uma organização sem fins lucrativos e nasceu do sonho de seus fundadores em difundir ações solidárias nas mais diversas áreas, tais como: saúde, artes em geral, infância e adolescência, esporte, congressos e palestras, educação de pessoas carentes, idosos, população de rua, comunidades carentes. Desde 2001 temos atuado no Complexo da Maré promovendo diversas contribuições às famílias da comunidade. Com pouco mais de 10 crianças deficientes apadrinhadas, atualmente buscamos firmar projetos e parcerias a fim de aumentar o nosso alcance e ser capaz de oferecer maior assistência a população carente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *