Fisioterapia auxilia na inclusão de pessoa com deficiência

Qual a importância da estimulação precoce para os alunos com deficiência que iniciam sua escolaridade nos primeiros anos de vida?
14 de August de 2019
Práticas pedagógicas para Deficiência Intelectual
22 de August de 2019
Mostrar tudo

Fisioterapia auxilia na inclusão de pessoa com deficiência

Fisioterapeuta e professora da UNINASSAU explica como a área ajuda essas pessoas e quais são algumas das atividades realizadas com eles

Por Berg Braga para o UNINASSAU | uninassau.edu.br

Entre os dias 21 e 28 deste mês, é vivenciada a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Nesse contexto, a Fisioterapia se destaca como uma das áreas que vem, ao longo das últimas décadas, trabalhando para o bem-estar de pessoas com deficiências. Com suas diversas atividades, o profissional fisioterapeuta colabora na conscientização das diferenças, assim como na diminuição de complicações e no incentivo de uma vida mais independente.

Imagem mostra criança em cima de bolas

Nessas atividades fisioterapêuticas são usados diversos instrumentos e materiais como bolas

A professora do curso de Fisioterapia da Faculdade UNINASSAU Caruaru, Pollyanna Brandão, aponta que um dos objetivos é diminuir a segregação e incluir os pacientes na sociedade. “Pela Fisioterapia, as pessoas com deficiências são acolhidas e as diferenças são trabalhadas. Assim, fazemos um papel de inclusão social, de desenvolver uma melhor funcionalidade trabalhando as deficiências motoras”, destaca a docente, mestre em Saúde da Criança e do Adolescente.

“Para as crianças com deficiência, especificamente, as atividades são voltadas sobretudo para melhorar a qualidade de vida e desenvolver as atividades diárias. Com isso, os pequenos ficam mais independentes, o que evita que as complicações da deficiência aumentem ou venham a ser ainda mais prejudiciais”, informa.

Nessas atividades fisioterapêuticas são usados diversos instrumentos e materiais como bolas suíças, rolo, malhas, além de métodos como o Bobath – um procedimento mais comumente utilizado no atendimento fisioterapêutico de pessoas com problemas neurológicos – e o Parapodium – equipamento utilizado para auxiliar a criança na manutenção da postura em pé, por exemplo.

“Entre essas atividades estão exercícios voltados para promoção de alongamento e fortalecimento de músculos dos membros e do tronco, além da musculatura respiratória”, completa a professora.

Semana Nacional 

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla acontece todos os anos durante o período de 21 a 28 de agosto, com objetivo de abrir debates e colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade para inclusão. O tema deste ano é “Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas.”

ONG Sorriso Novo
ONG Sorriso Novo
Olá! A ONG Sorriso Novo é uma organização sem fins lucrativos e nasceu do sonho de seus fundadores em difundir ações solidárias nas mais diversas áreas, tais como: saúde, artes em geral, infância e adolescência, esporte, congressos e palestras, educação de pessoas carentes, idosos, população de rua, comunidades carentes. Desde 2001 temos atuado no Complexo da Maré promovendo diversas contribuições às famílias da comunidade. Com pouco mais de 10 crianças deficientes apadrinhadas, atualmente buscamos firmar projetos e parcerias a fim de aumentar o nosso alcance e ser capaz de oferecer maior assistência a população carente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *