Por que alguns bebês nascem com lábio leporino e/ou fenda palatina?

Braile é ferramenta para inclusão social da pessoa cega
13 de April de 2018
Como as crianças encaram a deficiência
25 de April de 2018
Mostrar tudo

Por que alguns bebês nascem com lábio leporino e/ou fenda palatina?

Resultado de imagem para lábio leporino

Lábio leporino é uma divisão no lábio superior, entre a boca e o nariz, que ocorre porque as duas partes do rosto do bebê não se uniram adequadamente durante a gestação. Os tipos de lábio leporino variam desde uma pequena fenda no lábio superior à total separação nos dois lados do lábio, atingindo até o nariz.

A fenda palatina, por sua vez, ocorre quando o palato (o céu da boca) não se fecha completamente. Assim como o lábio leporino, apresenta graus bem variados de intensidade, que vão de uma pequena abertura no chamado palato mole à quase separação completa do céu da boca.

Há indicações de que lábio leporino e fenda palatina sejam hereditários. Quem tem um filho com uma das duas condições, pode acabar tendo um outro também.

Alguns remédios também aumentam o risco, por isso é sempre importante trocar uma ideia com o médico e informá-lo sobre a gravidez quando há necessidade de tomar medicamentos ou de fazer tratamentos.

Resultado de imagem para fenda palatina

Como é o tratamento para uma fissura labiopalatina?

Muitos médicos recomendam que a cirurgia para a reparação do lábio leporino seja feita logo nos primeiros dias de vida do bebê — desde que ele esteja saudável. Há até cirurgiões que optam por fazer a correção nas primeiras horas do pós-parto (o que não é o que caso da fenda palatina).

Apesar de ser uma decisão difícil deixar uma criança tão pequena passar por uma operação, muitos pais e mães preparam-se com antecedência para isso, já que os ultrassons da gestação podem ter revelado o problema previamente (especialmente os em 3D ou 4D).

Os bebês se recuperam rápido da cirurgia e precisam ficar internados entre três e cinco dias. A amamentação pós-cirúrgica é recomendada para que a criança aproveite todos os benefícios do leite materno.

Uma das vantagens de fazer a cirurgia logo é do lado emocional: a mãe fica mais tranquila para investir na amamentação, o que contribui para seu sucesso.

No caso da fenda palatina, a reconstrução normalmente é feita por volta de um ano, porque envolve uma estrutura óssea que não deve ser mexida tão cedo, a fim de não comprometer seu crescimento. Alguns médicos optam por realizar o fechamento da fenda em duas cirurgias, com um intervalo de alguns meses entre as operações.

Assim, é uma das práticas mais usadas corrigir a parte do lábio e do nariz logo depois do nascimento e deixe para fechar o céu da boca depois de cerca de um ano.

Dá para amamentar uma criança que tenha lábio leporino e fenda palatina?

Os bebês precisam criar um vácuo entre a boca e o mamilo da mãe para que consigam mamar bem. Crianças nascidas com lábio leporino podem ter mais dificuldade para fazer a “pega” correta no seio da mãe e criar esse vácuo, o que torna a amamentação um tanto mais complicada.

No entanto, a maioria delas acaba conseguindo mamar no peito, com a ajuda do pediatra e um pouco de criatividade das mães para encontrar uma posição que dê certo.

Lembre-se: cada bebê é de um jeito, e às vezes bebês com o mesmo tipo de lábio leporino têm maior ou menor facilidade para a amamentação.

No caso da fissura palatina, pode ser mais difícil para o bebê conseguir sugar adequadamente. A amamentação geralmente é mais bem-sucedida em crianças que têm uma abertura pequena ou estreita no céu da boca.

Meu filho vai conseguir tomar mamadeira?

Se seu filho não conseguir mamar no peito, você vai ter de recorrer à mamadeira, mas isso não quer dizer que ele não possa se beneficiar do leite materno. Você pode tirar o seu leite e dá-lo ao bebê na mamadeira.

Mas, mesmo para as mamadeiras, o bebê precisa conseguir fechar hermeticamente o espaço entre seus lábios e o bico. Só assim o leite sai no fluxo correto. Algumas crianças conseguem mamar com uma mamadeira e o bico normal.

Em certos casos, porém, é necessário procurar mamadeiras especiais, com bicos maiores, disponíveis em vários locais do país. Esses bicos “fecham” a fenda, facilitando a sucção.

A criança fica com sequelas? O rosto fica deformado para sempre?

Imagem relacionada

Os resultados estéticos da cirurgia de correção da fenda labiopalatina estão cada vez melhores. Caso a fenda ainda fique muito marcada, há a possibilidade de fazer novas operações, ainda durante a infância, para melhorar o aspecto estético.

O ideal é que seu filho seja acompanhado também por ortodontistas, principalmente no caso de fenda palatina, para monitorar o crescimento do maxilar e dos dentes e o funcionamento da boca em geral. Em algumas crianças, a voz pode ficar anasalada, por isso pode ser aconselhável consultar um fonoaudiólogo.

No caso da fissura palatina, o bebê pode sofrer de otites (infecções no ouvido) com mais frequência, por causa da entrada de líquido no canal do ouvido.

Existem algumas associações locais que prestam atendimento especializado. Pergunte ao seu médico se existe alguma na sua região. É sempre bom conversar com quem já passou pela experiência. Você também ficará mais tranquila se conhecer crianças que tiveram o problema corrigido.

Fonte: brasil.babycenter.com / criancaespecial.com.br

ONG Sorriso Novo
ONG Sorriso Novo
Olá! A ONG Sorriso Novo é uma organização sem fins lucrativos e nasceu do sonho de seus fundadores em difundir ações solidárias nas mais diversas áreas, tais como: saúde, artes em geral, infância e adolescência, esporte, congressos e palestras, educação de pessoas carentes, idosos, população de rua, comunidades carentes. Desde 2001 temos atuado no Complexo da Maré promovendo diversas contribuições às famílias da comunidade. Com pouco mais de 10 crianças deficientes apadrinhadas, atualmente buscamos firmar projetos e parcerias a fim de aumentar o nosso alcance e ser capaz de oferecer maior assistência a população carente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *