Tecnologia do bem: Designers criam bicicleta e lápis para crianças com deficiência motora

Projeto Sorriso Especial – Gisele
21 de May de 2019
Quais são os sinais precoces de deficiência intelectual?
29 de May de 2019
Mostrar tudo

Tecnologia do bem: Designers criam bicicleta e lápis para crianças com deficiência motora

Produtos fazem parte de uma coleção e foram desenvolvidos com a ajuda das crianças e seus familiares

Escrever e andar de bicicleta podem parecer atividades rotineiras no dia a dia, mas para pessoas com deficiência motora não são coisas tão simples assim. Sabendo disso, o centro italiano Opendot, especializado em pesquisa e inovação, criou produtos que prometem melhorar a autonomia de crianças com deficiência motora.

O glifo é uma ferramenta impressa em 3D que tem um suporte para colocar um lápis, permitindo que as crianças consigam escrever e desenhar sozinhas. O produto é leve, lavável e ajustável. Comparado a outros dispositivos no mercado, reduz a contração do membro, favorecendo a reabilitação.

A “bicicleta de Lorenzo” foi fabricada especialmente para um garoto de 6 anos, de mesmo nome. Ela possui três rodas, suporte para as costas e um guidão que pode ser adaptado a outras crianças com deficiências diferentes.

A bicicleta feita pela Opendot é ajustável (Foto: Reprodução/Opendot)

A bicicleta feita pela Opendot é ajustável (Foto: Reprodução/Opendot)

Os dois produtos fazem parte de uma coleção de oito itens chamada de “UNICO”. Eles foram pensados com a ajuda de crianças e seus familiares, e desenvolvidos em uma parceria entre designers do Opendot e a TOG (Together to Go Foundation, uma organização sem fins lucrativos para crianças com doenças neurológicas).

Crianças conseguem desenhar com a ajuda do glifo (Foto: Reprodução/Opendot)

Crianças conseguem desenhar com a ajuda do glifo (Foto: Reprodução/Opendot)

Fonte: Revista Tecnologia 360

ONG Sorriso Novo
ONG Sorriso Novo
Olá! A ONG Sorriso Novo é uma organização sem fins lucrativos e nasceu do sonho de seus fundadores em difundir ações solidárias nas mais diversas áreas, tais como: saúde, artes em geral, infância e adolescência, esporte, congressos e palestras, educação de pessoas carentes, idosos, população de rua, comunidades carentes. Desde 2001 temos atuado no Complexo da Maré promovendo diversas contribuições às famílias da comunidade. Com pouco mais de 10 crianças deficientes apadrinhadas, atualmente buscamos firmar projetos e parcerias a fim de aumentar o nosso alcance e ser capaz de oferecer maior assistência a população carente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *