Vans lança coleção voltada para pessoas com espectro do autismo

Alunos do SENAI criam bicicleta adaptada para pessoas com deficiência
13 de March de 2020
A criança com deficiência e o coronavírus: prevenção e cuidados especiais
20 de March de 2020
Mostrar tudo

Vans lança coleção voltada para pessoas com espectro do autismo

A Autism Awareness Collection inclui opções de calçados para todas as idades, com elementos sensoriais, e camisetas infantis

Ilca Maria Estevão para o metropoles.com

A Vans criou uma coleção com elementos inclusivos e sensoriais voltada para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A Autism Awareness Collection traz camisetas infantis e tênis para todas as idades. Os calçados incluem cores e texturas calmantes, para estimular os sentidos da visão, do tato e da audição. O melhor é que a linha também é beneficente!

Entre as silhuetas, a linha traz os modelos clássicos Old Skool e Slip-On. Para adaptar a tecnologia ComfyCush às necessidades das pessoas com autismo e garantir mais conforto, a marca californiana desenvolveu as peças em conjunto com o International Board of Credentialing and Continuing Education Standards (Conselho Internacional de Normas de Credenciamento e Educação Continuada).

Um dos elementos sensoriais dos sneakers é o cabedal de camurça do modelo ComfyCush Old Skool, na cor azul, decorado com estampa xadrez e corações vermelhos. Na parte detrás, o par de tênis forma a mensagem “Vans Loves You” (Vans ama você, em tradução livre).

O ComfyCush New Skool V é voltado especialmente para crianças e bebês, com tecido aveludado, biqueira reforçada com borracha, para maior durabilidade, e tiras com velcro. A marca criou duas colorways deste modelo para o projeto.

A coleção inclui ainda duas opções do ComfyCush Slip-On PT. A primeira tem acabamento acolchoado em xadrez na parte superior, na cor cinza, e uma pequena alça no calcanhar para facilitar o uso. O revestimento superior da segunda é feito com material holográfico, enquanto as laterais são de sarja azul.

Tênis da Vans, modelo Old Skool, com tecido aveludado

Modelo ComfyCush Old Skool, em camurça, com estampa xadrez e corações vermelhos. No site da Vans nos EUA, este também está disponível em tamanho adulto

Tênis da Vans, modelo Old Skool, com tecido aveludado

Na parte detrás, o par forma a mensagem “Vans Loves You” (Vans ama você)

Tênis da Vans, modelo Old Skool, em verde-menta

Colorway do modelo ComfyCush New Skool V em verde-menta

Tênis da Vans modelo Old Skool

Outro esquema de cores, com tons de cinza

Tênis acolchoado da Vans, modelo Slip-On

Modelo ComfyCush Slip-On PT, com detalhe em xadrez acolchoado

Tênis da Vans, modelo Slip-On, para bebês, com efeito holográfico

Esta é a versão holográfica do ComfyCush Slip-On PT

Com os lucros da coleção, a Vans pretende doar pelo menos US$ 100 mil à Fundação A.skate, que conecta crianças com autismo ao mundo social por meio do skate. Para isso, mantém clínicas que trabalham a aceitação através de terapia e educação, sem custo para as famílias. A faixa etária vai dos 3 anos até a idade adulta.

Fundada em 2009, no Alabama, a instituição fornece bolsas para que crianças com o espectro tenham acesso a equipamentos de skate, que agora é um dos esportes presentes nas Olimpíadas. Além disso, educa as famílias a respeito dos benefícios terapêuticos do universo skater.

“Os produtos desta coleção permitem que a A.skate ensine 4 mil crianças com autismo a andarem de skate e desenvolvam ainda mais a cultura inclusiva e criativa do esporte”, informa a Vans.

Detalhes acolchoados do tênis da Vans

Os elementos da coleção são sensoriais, pensados para estimular tato, visão e audição

Detalhe holográfico do tênis da Vans

Parte holográfica do ComfyCush Slip-On PT

Camiseta da Vans em verde-menta

Uma das camisetas infantis da coleção

Camiseta de manga longa da Vans na cor branca

Opção com mangas longas

Camiseta da Vans

As cores e texturas das peças são calmantes

As peças da coleção estão disponíveis nas lojas e no site da marca nos Estados Unidos, que não entrega no Brasil. A Vans não informou se a linha será comercializada no país. Por lá, vários tamanhos já esgotaram.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, uma a cada 160 crianças no mundo tem autismo. O espectro, cujos transtornos costumam ser identificados na infância, afeta questões como linguagem, comunicação e comportamento, que pode incluir dificuldades de socialização. Comportamentos repetitivos e o interesse por atividades únicas e específicas também estão entre as características do TEA.

Pessoas em foto da Fundação A.skate

Parte dos lucros da coleção será revertida para a Fundação A.skate, organização sem fins lucrativos que leva terapia, educação e aceitação para crianças com autismo. A Vans se comprometeu a doar pelo menos US$ 100 mil

Vans

Fundada em 1966, na Califórnia, a marca oferece calçados, acessórios e vestuário. Os produtos são vendidos em mais de 75 países, incluindo o Brasil. Cultura jovem e o lifestyle dos action sports, como o skate, são as referências da Vans.

ONG Sorriso Novo
ONG Sorriso Novo
Olá! A ONG Sorriso Novo é uma organização sem fins lucrativos e nasceu do sonho de seus fundadores em difundir ações solidárias nas mais diversas áreas, tais como: saúde, artes em geral, infância e adolescência, esporte, congressos e palestras, educação de pessoas carentes, idosos, população de rua, comunidades carentes. Desde 2001 temos atuado no Complexo da Maré promovendo diversas contribuições às famílias da comunidade. Com pouco mais de 10 crianças deficientes apadrinhadas, atualmente buscamos firmar projetos e parcerias a fim de aumentar o nosso alcance e ser capaz de oferecer maior assistência a população carente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *